Juliano Domingues
O atual contexto de pandemia do coronavírus trouxe o papel do Estado novamente ao centro do debate público. Questões sobre equilíbrio fiscal e eficiência na prestação de serviços à sociedade extrapolaram o ambiente acadêmico e passaram a pautar a imprensa e as redes sociais.
Não poderia haver momento mais oportuno para o lançamento da nova edição do livro “Os Leviatãs Estão Fora do Lugar: Democracia, Globalização e Transformações no Papel do Estado 1990-2010” (Ed. UFPE), do professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (DCP/UFPE) Flávio da Cunha Rezende. A obra sistematiza de maneira robusta um percurso de 20 anos de pesquisa iniciado por Rezende na prestigiada Universidade de Cornell (EUA), período em que ele se debruçou sobre mudanças da atuação dos Estados nacionais em um contexto de globalização.
A pesquisa identifica padrões de comportamento de governos democráticos menos ou mais intervencionistas, com o objetivo de responder às seguintes perguntas: estaria o Estado voltado a suas funções clássicas, como garantia da defesa, da segurança e da ordem, ou mais dedicado a questões sociais e econômicas? Da sociedade contemporânea, originou-se como padrão um “governo mínimo” ou um “governo expandido”? Da análise comparada de 54 países resulta a original Teoria dos Leviatãs Fora de Lugar desenvolvida pelo autor.
Evidências robustas sustentam a tese segundo a qual processos de democratização e globalização levaram o Estado a se afastar gradualmente de uma concepção mínima e a adquirir um perfil intervencionista em termos sociais e econômicos. Esse movimento está associado a falhas sequenciais de reformas administrativas em um contexto de ajuste fiscal. Eis, então, o deslocamento dos Leviatãs.
O livro é um guia tanto em relação ao conteúdo, quanto ao formato. Rezende entrega ao leitor não apenas a chave-explicativa fundamental para a compreensão do Estado contemporâneo, mas também um guia sobre como produzir conhecimento em alto nível. A apresentação dos dados e o desenvolvimento da argumentação são de um rigor metodológico e de uma elegância analítica raros nas ciências sociais brasileiras.
Oportuno quanto ao tema, “Os Leviatãs Estão Fora do Lugar” é, ainda, um curso de método de pesquisa, tema ao qual Flávio Rezende tem se dedicado arduamente como professor na UFPE – para sorte dos seus alunos e, agora, dos leitores em geral.
Juliano Domingues é professor da Unicap.
Texto publicado na seção de Opinião do Jornal do Commercio no dia 19 de julho de 2020.
Comentários