Giovandro Ferreira
Juliano Domingues

Tudo cabe no mais simples ato de comunicação. Do sentido da vida aos arranjos políticos, passando pelas interações cotidianas, a comunicação é vasta. Por ela, a sociedade tece sua teia de significados e orienta a existência humana.

Nesse contexto, está a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Há 44 anos, a Intercom, enquanto entidade científica, orienta a agenda de pesquisa nesse campo de conhecimento, sendo seus congressos nacionais uma espécie de bússola a guiar pesquisadores de todas as regiões do Brasil.

A edição deste ano ocorre na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), online, e faz referencia ao centenário de Paulo Freire e a resistência por ele representada, conforme estes trechos do comunicado oficial do evento:

“(…) Em 2021, diante o acirramento das desigualdades sociais, do recrudescimento da violência contra jornalistas e outros comunicadores, das ameaças de censura à universidade e da negação da ciência, em especial, da ciência da saúde, no meio de uma pandemia, a palavra que se impõe é resistência.

Resistir ao obscurantismo que paira sobre parte do Brasil ganha relevo fundamental para o campo acadêmico da Comunicação, para as pesquisas na área e para as instituições do campo profissional. O esclarecimento científico e a contextualização dos fatos, em contraponto às fake news, à desinformação e às distorções conceituais, tornam-se práticas de liberdade para o reconhecimento das conquistas de cidadania que são ameaçadas pelas frestas do autoritarismo.

Diante das enormes contradições nesse tempo difícil para os brasileiros, a Intercom considera que a temática “Comunicação e resistência: práticas de liberdade para a cidadania”, ao remeter à Paulo Freire, justamente no ano do seu centenário de nascimento, ajuda a pensar em como quebrar um ciclo reacionário político e ideológico extremista que ameaça um ideário civilizatório de reconhecimento de direitos e liberdade ao qual não cabe retrocessos. (…)”.

O congresso começa no dia 4 de outubro, às 9h, com transmissão da palestra de Nita Freire pelo Youtube (www.youtube.com/unicapvideo). Neste texto, um simples ato de comunicação, está tudo, inclusive um convite da Intercom e da Unicap ao ato de esperançar, ou seja, “juntar-se com outros para fazer de outro modo”, conforme Paulo Freire.

Giovandro Ferreira (UFBA), presidente da Intercom; Juliano Domingues (Unicap), vice-presidente da Intercom.
Texto publicado no Jornal do Commercio no dia 05 de outubro de 2021.